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Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB)

A certificação RSB visa garantir que a empresa cumpre com os requerimentos para a produção de biocombustíveis e/ou biomateriais sustentáveis. A sustentabilidade é medida por toda a cadeia de suprimento, sendo que as reivindicações de sustentabilidade são verificadas em matérias-primas, produtos intermediários e produtos finais, garantindo assim que cada elo da cadeia, desde o campo até a distribuição, seja abrangido.

Sobre o Programa

Critérios de Certificação
Aplicada à produção, processamento, conversão, comércio e utilização de biomassa e de biocombustível, podendo ser buscada por produtores e processadores de matéria-prima e biocombustíveis e também misturadores de biocombustíveis a qualificação para a certificação da RSB envolve a avaliação de conformidades com critérios sob os seguintes princípios: Legalidade; Planejamento, monitoramento e contínua melhoria; Emissões de gases de efeito estufa; Direitos humanos e trabalhistas, Desenvolvimento Rural e Social; Segurança alimentar local; Conservação; Solo, água, ar; Uso de tecnologia, insumos e gerenciamento de resíduos; Direitos fundiários e Cadeia de custódia.

Processo de Certificação

Solicitação de Proposta
Através do site da RSB, a empresa se candidata ao processo. Após a aprovação pelo RSB, a Sysflor elabora, sem nenhum compromisso, uma proposta técnico-financeira. Após a aprovação pela empresa, é encaminhado os contratos para assinatura e o material instrutivo.

Pré-Avaliação
De caráter opcional, a avaliação preliminar visa fornecer, um feedback em relação à preparação da empresa para a auditoria principal e inclui: análise da operação e elaboração de relatório com indicação dos pontos a serem aperfeiçoados.

Auditoria na Empresa
Previamente agendada, a inspeção in situ é realizada por uma equipe de auditores qualificados. Entre outros pontos, são verificados os registros aplicáveis, entrevistado as partes interessadas e avaliada as atividades com base em indicadores específicos. A partir das constatações da auditoria, é elaborado o relatório.

Decisão de Certificação e Manutenção da Certificação
A SCS revisa o relatório de avaliação, considerando os comentários, e concede ou não a certificação. Todavia, caso condicionantes sejam emitidas, a empresa deve encerrá-las para permitir a emissão do certificado. Uma vez homologado,o relatório final e o certificado são emitidos e enviados à RSB para revisão. A Entidade do Sistema Operacional (SOE, em inglês) do RSB revisa os documentos e, uma vez aceito, o Resumo Público do Relatório de Certificação e o Certificado são tornados público.

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A certificação RSB visa garantir que a empresa cumpre com os requerimentos para a produção de biocombustíveis e/ou biomateriais sustentáveis. A sustentabilidade é medida por toda a cadeia de suprimento, sendo que as reivindicações de sustentabilidade são verificadas em matérias-primas, produtos intermediários e produtos finais, garantindo assim que cada elo da cadeia, desde o campo até a distribuição, seja abrangido.

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Aplicada à produção, processamento, conversão, comércio e utilização de biomassa e de biocombustível, podendo ser buscada por produtores e processadores de matéria-prima e biocombustíveis e também misturadores de biocombustíveis a qualificação para a certificação da RSB envolve a avaliação de conformidades com critérios sob os seguintes princípios: Legalidade; Planejamento, monitoramento e contínua melhoria; Emissões de gases de efeito estufa; Direitos humanos e trabalhistas, Desenvolvimento Rural e Social; Segurança alimentar local; Conservação; Solo, água, ar; Uso de tecnologia, insumos e gerenciamento de resíduos; Direitos fundiários e Cadeia de custódia.

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De caráter opcional, a avaliação preliminar visa fornecer, um feedback em relação à preparação da empresa para a auditoria principal e inclui: análise da operação e elaboração de relatório com indicação dos pontos a serem aperfeiçoados.

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