(41) 3344-5061
sysflor@sysflor.com.br

Certificação SBP – Sustainable Biomass Program

Demonstre que sua biomassa de origem florestal é obtida de forma responsável e pode ser rastreada efetivamente através da cadeia de suprimentos, certificando-se sob o padrão do Sustainable Biomass Program (SBP). O SBP existe para garantir que os produtores de biomassa de origem florestal cumpram os requisitos legais, regulamentares e de sustentabilidade para os principais geradores de energia da Europa. Além disso, a estrutura do SBP ajuda a garantir a transmissão precisa de dados de energia e carbono em toda a cadeia de custódia para o usuário final, apoiando os esforços nacionais de redução de gases de efeito estufa. O SBP também complementa os requisitos de material sustentável e cadeia de custódia dos principais sistemas de certificação florestal existentes.

A SysFlor representa a certificadora SCS Global Services no Brasil, fornecendo em parceria os mais diversos serviços de certificação internacional de sustentabilidade. A SCS é uma das principais certificadoras internacionais sobre conquistas ambientais e de sustentabilidade há mais de três décadas, e uma certificadora credenciada para os programas de certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) e o Programme for Endorsement of Forest Certification (PEFC), todos operando Sistemas de Material Controlado e Cadeia de Custódia aprovados pelo SBP. Como resultado, somos profundos conhecedores dessas normas e dos desafios do setor enfrentados pelos solicitantes da certificação. Nossa equipe de auditores profissionais tem uma reputação global de fornecer um serviço completo, objetivo e econômico.

A SCS Global Services é credenciada pela ASI para fornecer a certificação SBP. Para saber mais sobre a SCS e sobre o seu programa de certificação SBP, clique aqui.

Serviços oferecidos

Quem pode se certificar?

  • Produtores de biomassa de origem florestal (por exemplo, fábricas de pellets ou cavaco) e comerciantes de pellets ou cavaco de madeira que desejam demonstrar aos clientes que sua biomassa é proveniente de fontes legais e manejadas de forma sustentável;
  • Empresas do setor de biomassa que precisam demonstrar conformidade com os requisitos legais, regulamentares e de sustentabilidade relacionados à biomassa de origem florestal.

Princípios chave e requisitos básicos SBP

Os auditores da SCS avaliam a conformidade com todos os requisitos relevantes do SBP. Entre esses requisitos, a empresa certificada deve:

  • Garantir que a matéria-prima seja de origem legal e sustentável
  • Implementar uma Avaliação da Base de Suprimentos (Supply Base Evaluation – SBE) para verificar a conformidade dos sistemas de gestão, quando aplicável
  • Acompanhar e registrar dados relativos ao processos de biomassa (suprimento de matéria-prima, produção, transporte), quando aplicável
  • Rastrear a biomassa em conformidade com o SBP através do processamento e produção

Serviços complementares

As auditorias de certificação SBP podem ser realizadas simultaneamente pela SCS com suas auditorias de Cadeia de Custódia FSC, SFI e/ou PEFC. A combinação de auditorias é uma maneira eficaz de reduzir o tempo e os custos gerais de auditoria.

Processo de Certificação

Solicitação

O requerente preenche e envia o formulário de Solicitação da SCS. A SCS prepara uma proposta para sua aprovação com o escopo de trabalho sugerido, cronograma e cotação. Se a proposta atender às suas necessidades, uma Ordem de Serviço é assinada e a avaliação é agendada.

Procedimentos escritos

O requerente desenvolve procedimentos da empresa que demonstram como a biomassa certificada será rastreada ao longo de sua operação.

Avaliação Pré-Auditoria

Um auditor da SCS revisa seus procedimentos quanto à integridade e conformidade antes de agendar sua auditoria no local. Para as avaliações iniciais e reavaliações dos Produtores de Biomassa, a consulta das partes interessadas também é realizada pela SCS, normalmente antes da auditoria no local.

Auditoria de campo

Durante uma visita ao local, um auditor da SCS revisa seus procedimentos e registros, incluindo seu processo de Avaliação da Base de Suprimentos (SBE), se relevante. Além disso, o auditor visita as instalações onde o material é manuseado e entrevista o pessoal-chave. Procuramos evidências de que os membros da equipe foram devidamente treinados em suas responsabilidades e entendem o fluxo de trabalho para materiais e produtos certificados SBP.

Relatório de avaliação

O auditor da SCS produz um relatório para apresentar as conclusões da auditoria. O relatório é enviado a um Associado Técnico SCS qualificado, que valida a adequação da metodologia e conclusões do auditor.

Decisão da Certificação

Com base nas conclusões da auditoria, o Associado Técnico decide se concede a certificação. Se concedido, você receberá um certificado válido por um período de cinco anos. Quaisquer Solicitações de Ações Corretivas Principais (CARs) identificadas pelo SCS devem ser fechadas antes de obter a certificação.

Manutenção da Certificação

Auditorias anuais de verificação são necessárias para manutenção da certificação SBP.

Perguntas Frequentes

Por que devo ser certificado de acordo com o padrão SBP?

A certificação para o padrão SBP permite que seus clientes saibam que seus produtos satisfazem os rigorosos requisitos da cadeia de custódia europeia para a produção de biomassa de origem florestal. Além disso, sua certificação pode oferecer suporte a relatórios de carbono verificados de forma independente para ajudar seus clientes a avaliar com mais eficácia as emissões de gases de efeito estufa.

O que é a Avaliação da Base de Suprimentos e quando ela é necessária?

A Avaliação da Base de Fornecimento é o processo pelo qual um Produtor de Biomassa valida a matéria-prima implementando os princípios, critérios e indicadores da Norma de Conformidade da Matéria-prima do SBP (Norma 1). O processo compreende uma Avaliação de Risco e um Programa de Verificação de Fornecedor. Um SBE não é necessário se toda a matéria-prima tiver uma declaração aprovada do Esquema de Gerenciamento Florestal (FSC ou PEFC), uma declaração aprovada do Sistema de Cadeia de Custódia (FSC ou PEFC) ou uma declaração de um Sistema de Matéria-prima Controlada aprovada.

Quais fatores influenciam o custo da certificação?

Os custos de certificação variam dependendo da localização, tamanho e complexidade da sua operação. Os sistemas de cadeia de custódia variam de simples a muito complexos, e existem padrões separados de cadeia de custódia para empresas com várias instalações, para fabricação terceirizada e para a verificação de fontes recicladas ou não controversas. A SCS mantém uma reputação de rigor, qualidade e eficiência, o que ajuda nossos clientes a economizar tempo e dinheiro. Os clientes também podem obter economias significativas ao combinar a certificação SBP com nossos serviços de certificação relacionados (por exemplo, FSC e PEFC).

Quanto tempo leva para ser certificado?

Na SCS, o atendimento ao cliente e a capacidade de resposta são uma prioridade. Normalmente, podemos enviar nossos auditores para suas instalações, fornecer o relatório de auditoria e tomar uma decisão de certificação dentro de 10 a 12 semanas. Se você tiver um cronograma específico para a certificação, normalmente seremos capazes de acomodá-lo.

Clientes Certificados

Detentores de certificados do Programa de Biomassa Sustentável (SBP) 

Todas as empresas atualmente certificadas de acordo com os requisitos do SBP podem ser encontradas usando o banco de dados de Certificados Registrados do SBP. A base de dados de certificados do SBP é a base de dados oficial dos detentores de certificados. Nos detalhes do certificado, você pode ver quais detentores de certificados são certificados pela SCS Global Services.

Revisão de Partes Interessadas 

O SBP exige que os organismos de certificação, sob certas circunstâncias, solicitem comentários das partes interessadas sobre os Sistemas de Due Diligence de nossos clientes e o Relatório de Base de Suprimentos/ Anexo 1 do Relatório de Base de Suprimentos. Para ver uma lista de consultas públicas atuais e participar, fornecendo comentários sobre a conformidade ou não conformidade com os requisitos aplicáveis, visite nossa página de Revisão das Partes Interessadas.

SysFlor

Endereço

   Rua XV de Novembro, 1155, 16º Andar, Sala 1605 - Bairro Centro - Curitiba / PR - CEP: 80060-000

Contato

  (41) 3344-5061

  sysflor@sysflor.com.br

SysFlor Certificações de Manejo e Produtos Florestais (FSC® N002506 | PEFC/28-44-04) - Todos os direitos reservados
× Atendimento via WhatsApp