O grupo Produtores Serranos Certificados (PSC), consolidou-se, no dia 12 de fevereiro de 2020, como o primeiro grupo de pequenos produtores florestais a realizar manejo em pequena escala e de baixa intensidade (SLIMF) do estado de Santa Catarina. O grupo recebeu uma das mais importantes certificações florestais do mundo, a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) (FSC C151757). O selo reconhece o manejo florestal responsável e permite que os produtores certificados comercializem a madeira produzida com maior valor agregado, resultando em benefícios para toda a cadeia produtiva.

A certificação é a etapa final do Programa de Certificação Florestal de Fornecedores de Madeira Controlada, realizado pela Klabin, com apoio da SUMATRA Inteligência Ambiental e do Programa Matas Legais em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

O grupo PSC é composto por cinco membros, que manejam 12 propriedades rurais em seis municípios da Serra Catarinense (Capão Alto, Correia Pinto, Lages, Painel, São Cristóvão do Sul e São José do Cerrito) e somam cerca de 2.600 hectares de florestas plantadas e nativas. A SUMATRA Inteligência Ambiental é uma empresa de consultoria local, responsável pela administração do grupo. Com o selo, os proprietários rurais terão a oportunidade de adentrar em novos mercados em função da alta demanda por madeira certificada.

O processo de certificação foi conduzido pela SysFlor Certificações Florestais, em parceria com a certificadora SCS Global Services, empresas de referência nacional e internacional nos serviços de avaliação de manejo e cadeia de custódia visando a certificação FSC®. Para a Dra. Vanilda Rosângela de Souza, Diretora da SysFlor, a conquista do selo pelo primeiro grupo de pequenos produtores florestais no estado de Santa Catarina irá encorajar novas iniciativas.

“A certificação ainda é vista como um processo complexo e oneroso para os pequenos empreendimentos, a partir do momento em que um grupo se certifica e começa demonstrar resultados positivos, será, com certeza, encorajador para novos produtores. Tem-se observado uma crescente demanda, no Brasil, para certificação florestal em grupo, especialmente de pequenos empreendimentos. Então, a perspectiva é de que haja uma maior adesão de pequenos produtores a essa modalidade de certificação, visando atender à demanda de matéria prima certificada”, afirma Vanilda.

O Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira é realizado pela Klabin desde 2017 em Santa Catarina, e tem como principal objetivo agregar valor às florestas, estimulando o encadeamento produtivo do setor madeireiro na região. Atualmente, a empresa possui mais de 200 produtores cadastrados como fornecedores de madeira, que tem a oportunidade de participarem da iniciativa, em busca da certificação florestal em suas propriedades.

“Estamos muito satisfeitos com a certificação de nossos parceiros fornecedores de madeira. Auxiliar os pequenos e médios produtores rurais a conquistarem a certificação e agregarem ainda mais valor ao trabalho que realizam, nos enche de orgulho e reforça nossa Política de Sustentabilidade, juntamente com a orientação das nossas ações para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS’s nas regiões onde atuamos”, afirma Mireli Moura Pitz Floriani (Sustentabilidade Florestal Klabin SC).