Serviços

Certificação BONSUCRO®

background-70997_1280

Desenvolvido pela Better Sugar Cane Initiative a certificação Bonsucro® tem por objetivo atender a demanda dos consumidores em geral que apoiam o trabalho justo e a proteção ao meio ambiente nas comunidades produtoras de cana-de-açúcar através da certificação de produtores de biocombustíveis de cana, moinhos e processadores sob os critérios de sustentabilidade definidos pelo European Union’s Renewable Energy Directive (RED).

Sobre o programa

A certificação garante o cumprimento legal, trabalhista, ambiental e critérios de eficiência para a produção sustentável de cana-de-açúcar e seus derivados como biocombustíveis e bioplásticos.

Critérios de Certificação

Para alcançar a conformidade, devem ser atendidos oitenta dos indicadores para os seguintes princípios: Bonsucro critérios de produção – Conformidade legal; Respeitar os direitos humanos e padrões de trabalho; Gerenciar a entrada, produção e eficiência de processamento para melhorar a sustentabilidade; Gerenciar ativamente serviços de biodiversidade e ecossistemas; Melhorar continuamente as áreas-chave do negócio; Avaliação de impacto ambiental e social para a expansão de “greenfield“ e novos projetos de cana de açúcar; e Critérios Bonsucro para cadeia de custódia – Rastreabilidade; Verificação das características de sustentabilidade, rastreabilidade e identificação.

Processo de Certificação

Solicitação de Proposta

A empresa preenche o formulário específico para certificação de cadeia de custódia e enviá-lo para a Sysflor que, em seguida, elabora sem nenhum compromisso uma proposta técnico-financeira. Após a aprovação pela empresa, é encaminhado os contratos para assinatura e o material instrutivo.

Pré-Avaliação

De caráter opcional, a avaliação preliminar visa fornecer, um feedback em relação à preparação da empresa para a auditoria principal e inclui: análise da operação e elaboração de relatório com indicação dos pontos a serem aperfeiçoados.

Registro

A Sysflor, através da SCS, registra a empresa no sistema de gerenciamento online do Bonsucro.

Auditoria na empresa

Previamente agendada, a inspeção in situ é realizada por uma equipe de auditores qualificados. Entre outros pontos, são verificados os registros aplicáveis, entrevistado as partes interessadas e avaliada as atividades com base em indicadores específicos. A partir das constatações da auditoria, é elaborado o relatório.

Decisão de Certificação e Manutenção da Certificação

A SCS revisa o relatório de avaliação e concede ou não a certificação. Uma vez homologada, o relatório e o certificado são emitidos. Todavia, caso condicionantes sejam emitidas, a empresa deve encerrá-las para permitir a emissão do certificado.

Outras Informações

A empresa certificada é listada no banco de dados oficial do Better Sugarcane Initiative. Com o certificado válido, a empresa pode comunicar, no produto, se está utilizando apenas cana-de-açúcar ou como um ingrediente do produto, desde que seja o único ingrediente de açúcar ou que ele seja um dos três principais ingredientes utilizados.

< Voltar