Empresa é a primeira do estado de Goiás a ser certificada conforme os padrões FSC® de manejo florestal responsável

A empresa Vale do Rio Grande Reflorestamento consagrou-se, nesse último dia 29 de março, como primeiro empreendimento sediado no estado de Goiás a ser certificado conforme os padrões FSC® de manejo florestal responsável.

A empresa, fundada em 1969, atua nos setores agropecuário e florestal, na região dos municípios de Catalão/GO e Paracatu/MG. A certificação de seu manejo florestal segundo os padrões FSC engloba uma área de mais de 10 mil hectares, na qual o empreendimento objetiva a produção de toras para diversos usos, voltadas para a produção de madeira beneficiada para lápis, embalagens, construção civil e cavacos para energia.

Segundo Marcellus da Silva Campos, diretor administrativo da empresa, “a certificação FSC é importante pois atesta a confiabilidade na gestão da organização, mostrando que a Vale do Rio Grande Reflorestamento Ltda preocupa-se com seu papel social, respeitando os direitos dos trabalhadores, das comunidades locais e dos indígenas; possui um bom planejamento econômico e de manejo florestal, e atua de forma ambientalmente adequada, conservando e protegendo Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais, além do desenvolvimento de monitoramentos de fauna e flora e realização de um manejo responsável”.

Dentro da proposta da certificação florestal FSC, reconhecida como requisito mínimo para a entrada em diversos mercados globais, Marcellus ressalta que a motivação para a busca da certificação da Vale do Rio Grande foi a credibilidade que a mesma agrega à empresa, tornando-a mais atrativa para novos clientes.

Além da abertura de novos mercados e atração de novos clientes, Marcellus destaca também outros benefícios trazidos por meio da certificação, dentre eles, a otimização do manejo, o aumento de produtividade e a melhoria da imagem da empresa perante os clientes e a sociedade como um todo.